14 dezembro 2009

Raio realista no GIMP






Bom, nesse tuto vamos aprender como fazer um raio realista e colocar em alguma imagem utilizando o GIMP

Vamos La!


01. Crie uma nova imagem com fundo branco


02. Selecione a ferramenta de mistura ou degrade [L].







E deixe como na imagem abaixo:



03. Clique o degrade no centro da imagem e arraste um pouco para baixo (pelo menos ate quase chegar ao fim da imagem)

04. Vá em Filtros>>Renderizar>>Nuvens>>Nuvens de diferença e mude o "Detalhe" de 0 para 15.De OK.

05. Vá em Cores>>Inverter, agora vá em Cores>>Níveis e arraste a setinha preta(que esta no centro)até a seta branca(que esta no canto do lado direito)
De OK.


Se você fez sem alterar nada do que eu falei, o seu resultado deve estar parecido com esse:




06. Se você quiser pode apagar um raio e deixar só um (como eu fiz)


07. Pressione Ctrl+A para selecionar a imagem e pressione Ctrl+C para copiar a imagem.


08. Abra alguma imagem (com alguém com uma mão esticada de preferência!). Eu abri essa(era a melhor imagem que eu tinha no momento :P):



09. Crie uma nova camada transparente nessa imagem.

10. Cole a imagem na nova camada e diminua, aumente e/ou rotacione a imagem com as ferramentas que se encontra na caixa de ferramentas, para se ajustar melhor à imagem.

11. Quando você achar que já rotacionou o bastante para que fique na posição certa, clique em alguma outra parte da imagem para colar a camada(ela ainda não estava colada)

12. Deixe essa camada no modo Esconder ou no modo Adição, eu deixei no modo adição porque o raio fica mais forte.

13. Vá em Cores>>Colorizar e deixe assim:

Matiz:
225

Saturação: 50

Luminosidade: 0


De OK.

Ficou assim o meu:



Mas falta mais uma coisa, a luz do raio refletindo na pessoa, para isso:


14. Crie uma nova camada transparente. Agora Selecione a ferramenta seleção livre (laço) [F] e selecione onde a luz vai refletir, eu selecionei as partes mais claras do Homem Aranha (no meu caso):



15. Selecione um azul bem claro como cor de frente e pressione Ctrl+, para preencher a seleção.


16. Desfaça a seleção e agora vá em Filtros>>Desfocar>>Desfocagem gaussiana e deixe 15,0 px. Deixe essa camada no modo Luz Suave.


Duplique essa camada duas vezes e esta pronto!!!


Resultado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário